Martha Araújo

  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • WhatsApp

Maceió, Brasil, 1943.

Vive e trabalha em Maceió.


Desde o início da década de 1980, o trabalho de Martha Araújo se concentra nos limites do corpo, compreendido aqui em seu sentido físico, individual e suas conotações metafóricas e poéticas, nas quais o corpo é convidado a interagir publicamente com as roupas e objetos produzidos pela artista, e freqüentemente com outras pessoas, tornando-se assim, para todos os efeitos, um corpo comunitário e coletivo.


Participou do VII e IX Salão Nacional de Artes Plásticas (MAM/RJ). Premiada no X Salão Carioca de Artes (1986). Realizou exposições individuais na Galeria do Centro Empresarial Rio, Rio de Janeiro (1986); Galeria Karandash, Maceió (1989); Galeria de arte do IBEU, Rio de Janeiro (1991); Galeria de Arte do Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro (1992); Itaugaleria, São Paulo (1992), RG – Oficina de Arte, Maceió (1993); e Galeria de Arte ACBEU, Salvador (1994). Em 2012 realizou as exposições individuais Entrópicos na Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas e Casulares Eclipsados na Arte Plural Galeria em Maceió. Em 2014 participou da 12a Bienal de Cuenca, e das mostras Ultrapassados na Broadway 1602 em Nova York, e artevida:parque na EAV/Parque Lage (Rio de Janeiro). Ainda em 2014, participou da III Mostra do Programa de Exposições 2014 do Centro Cultural São Paulo como Artista Convidada.


Em 2015, Martha Araújo teve sua primeira exposição individual na Galeria Jaqueline Martins, Para um corpo pleno de vazios. Em 2016 fez parte da coletiva Show Resistance Performace - Estratégias Estéticas sob Regimes Repressivos na América Latina no Museu Migros na Suíça e em 2017 foi escolhida para fazer parte da importante mostra restrospectiva Radical Women: Latin American Art, 1960–1985, organizada pelo Hammer Museum, Los Angeles e com itinerâncias no Brooklyn Museum, Nova York e Pinacoteca do Estado, São Paulo. Desde então, ela participou também de exposições coletivas na KADIST Foundation, Paris, e Broad Art Museum, Michigan, EUA.

  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • WhatsApp