RAREE SHOW 3: Keila Alaver | A caixa marravilhosa

28.05.15 — 31.08.15

4-quarta

28 maio — 27 junho
Curadoria de Bruno Mendoça

Dando continuidade à programação do espaço glory hole, o pesquisador Bruno Mendonça convida para a terceira ocupação a artista Keila Alaver, que apresenta projeto inédito a partir de 27 de maio, das 18h às 22h.

Partindo da aproximação com o termo Raree Show ou “Espetáculo Raro”, a artista Keila Alaver apresenta a instalação “A Caixa Maravilhosa” que se coloca como um desdobramento de alguns trabalhos realizados pela artista na qual cria instalações que ficam no limite entre o décor e a ambiência.

Tomando como input o termo sanduk al-ajayib (“A Caixa Maravilhosa”) – forma como era chamado o entretimento “Raree Show” na Síria Otomana, a artista Keila Alaver realizará uma instalação na qual criará um ambiente enigmático, bizarro e surreal. Este ambiente pode ser pensado como um Gabinete de Curiosidades que popularmente e de forma muito interessante eram chamados de “Os Quartos das Maravilhas” entre os séculos XVI e XVII.

Nestes ambientes coleções de diferentes naturezas eram apresentadas, mas as mais conhecidas eram separadas em quatro eixos: artificialia, onde eram agrupados objetos criados ou modificados pela mão humana ( antiguidades, obras de arte, etc.); naturalia, onde eram agrupados as criaturas e objetos naturais; exotica, onde eram agrupados plantas e animais exóticos ; scientifica, onde eram agrupados os instrumentos científicos. A artista parte então dessas questões históricas para a criação desse ambiente na qual misturará obras, elementos e técnicas de trabalhos anteriores como “A Loja” realizada na Galeria Luisa Strina em 2006, “Corpo Mobília” de 2013, “Jardim Pele de Pêssego” de 2009, “Floresta Banheiro” realizada na Galeria Vermelho em 2007, entre outros.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+Pin on Pinterest