BELEZA AINDA VITAL – Erika Verzutti

17.02.16 — 24.03.16

 20150123-Capture One Session0522-Pano

 

 

17 fevereiro – 24 março

Curadoria  Gisela Domschke

 

BELEZA AINDA VITAL

 

Banida pelas pretensões do modernismo, a beleza ainda nos assalta em nossos dias. Aqui a resgatamos não enquanto uma qualidade, mas como uma imposição. “As coisas são seus próprios planetas, e têm sua própria geologia”, diz Lars Spuybroek. Pequenas, grandes, etéreas, efêmeras, naturais ou artificiais, as coisas não são apenas percebidas, mas vividas em sua atmosfera. Elas irradiam campos afetivos. Esses encontros estéticos acontecem num mundo que resiste à ideia de ser cristalizado em formas fixas, num mundo cuja maior vocação é seu avesso.

 

Esta sequência de mostras para o Glory Hole foi pensada a partir dessa proposição da beleza como atração, misto de humilhação e exaltação, temor e prazer, uma experiência transformadora e primordial na vida de todos nós.

 

 

………….

 

 

Erika Verzutti, 1971, São Paulo, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo.

 

Erika Verzutti explora as qualidades formais das coisas encontradas na natureza, e seu trabalho revela a beleza e poder simbólico de objetos comuns com propriedades enigmáticas. As qualidades intuitivas e materiais de esculturas de Verzutti, colagens, desenhos e pinturas remetem ao movimento neo-concreto brasileiro de meados do século 20, que desprezou abordagens mecanizadas e intelectuais do fazer artístico em favor de uma relação sensual entre o artista e o objeto.

 

Verzutti inicialmente estudou design industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Mais tarde estudou artes plásticas na Goldsmiths University, em Londres. Seu trabalho foi mostrado em várias exposições internacionais, como a 34° Panorama de Arte Brasileira (MAM, São Paulo, Brasil, 2015), Carnegie International (Carnegie Museum of Art, Pittsburgh, USA, 2013), 9th Bienal da Mercosul (Fundação Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil, 2013), 11e. Bienalle de Lyon (Lyon, França, 2011) entre outras. Verzutti é uma das artistas a participar da 32ª Bienal de São Paulo em 2016.

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+Pin on Pinterest